sex, 29 de agosto de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Santanense Fábio Badra é nomeado conselheiro titular do Fundo de Universalização das Telecomunicações

Fábio passará a integrar o colegiado responsável por definir políticas públicas de conectividade em todo o país
Fábio Badra é presidente da InternetSul – Associação dos Provedores de Internet no Rio Grande do Sul. Foto: Divulgação

O santanense Fábio Zuheir Wadie Badra foi nomeado pelo Ministério das Comunicações como conselheiro titular do Conselho Gestor do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). A nomeação foi oficializada junto com outros quatro novos membros que passam a compor o colegiado estratégico responsável por orientar a aplicação de recursos voltados à inclusão digital no Brasil.

 

Badra, representará o setor de prestadoras de serviços de telecomunicações e assume mandato de dois anos. Ele terá como suplente Rodrigo Schuch Wegmann da Silva.

 

O Fust, após mais de duas décadas de bloqueio, retoma seu papel fundamental como financiador de projetos voltados à conectividade em regiões carentes de infraestrutura tecnológica. Os recursos são operados por agentes como BNDES, Finep e bancos de fomento, com foco em universalizar o acesso à internet.

 

Presidente da InternetSul  (Associação dos Provedores de Internet do Rio Grande do Sul), Fábio Badra tem sido uma das principais vozes na defesa das pequenas prestadoras (PPPs), especialmente no interior do Estado. Sua atuação é reconhecida nacionalmente, inclusive por sua participação ativa em eventos como o Abrint Global Congress 2025 e o Conexão Brasil África, onde tem debatido o papel das PPPs na democratização da banda larga.

 

Segundo o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, os novos membros do Conselho “terão um papel essencial na missão de compor uma equipe técnica e auxiliar na tomada de decisões estratégicas para a destinação de recursos que financiarão projetos de conectividade e inclusão digital”.

 

 

General Hamilton Mourão através do X

Lula resolveu avançar na implementação do instrumento legal da Lei de Reciprocidade contra os EUA, sem dúvida uma ferramenta de negociação, mas que carece de poder econômico, científico, tecnológico e até mesmo militar para poder ter a mínima viabilidade.   Confira completo no link abaixo: CLIQUE AQUI